terça-feira, 29 de junho de 2010

Intervenção na Assembleia Municipal de 25/06/2010


Nesta Assembleia, tive a oportunidade de apresentar a minha opinião pessoal, relativamente à interacção que deverá existir entre a Assembleia Municipal e os Oliveirenses. Nesta minha intervenção dou especial enfoque aos Jovens e à Iniciativa Fórum 2010 de Bustos (Comemoração do Centenário da República Portuguesa)

Sr. Presidente da Assembleia Municipal
Srs Secretários
Executivo Camarário
Caros Colegas de Assembleia
Técnicos Camarários
Público
Comunicação Social
A todos muito Boa noite


Sr. Presidente.
Gostaria nesta Assembleia de lhe prestar a minha homenagem, pela forma dinâmica e empreendedora como Vª Exa. dirigiu e programou as últimas Comemorações do 25 de Abril de 74.
Ao longo de vários anos tudo se mantinha inalterado, Vª Exa. teve a lucidez e capacidade de alterar essa sessão solene.
Esta Sessão teve algumas curiosidades que ouso de novo partilhar aqui convosco.
As interpretações que superiormente a Banda da Mamarrosa executou. A falha no som ao ouvir reprodução do comunicado do MFA, fez-me puxar pela memória e recordar tudo o que tinha aprendido na escola e em documentos históricos.
Até as intervenções de cada uma das bancadas que pareciam previamente combinadas. Acabei por me aperceber que não o foram.
Sra. Prof.ª Rosalina deixe-me que lhe agradeça por mais esta lição de vida com que nos granjeou. As suas palavras fizeram-me prender a um passado que não vivi, levando muitos dos que estavam aqui presentes às lágrimas. Sim é verdade a forma como partilhou a sua juventude de então, emocionou alguns dos presentes.
O Deputado André Chambel dissertou sobre o papel preponderante que as Forças Armadas tiveram na conquista da democracia, transportando-nos até aos dias de hoje e demonstrando que esta Instituição continua a ser e passo a citar “um pilar essencial da reserva moral da nação” fim de citação
Pela Voz do Deputado Nuno Barata, a Bancada do PSD, falou do impacto que a democracia teve e está a ter em todos aqueles que ficaram apelidados como a Geração dos Filhos de Abril, alertando-nos que um dos legados do 25 de Abril é e passo a citar “a responsabilidade de sermos nós a decidir… a certeza de que somos nós, para o bem e para o mal os culpados…pelo presente e pelo futuro.” Fim de citação

Sr. Presidente da Assembleia

Deixe-me que na sua pessoa, lhe agradeça por estas três intervenções que para mim significaram muito e me ajudaram a crescer ainda mais o sentido de responsabilidade que cai sobre mim quando assumi estas funções.


Sr. Presidente
Permita-me ainda que lhe apresente um projecto que defendo para este órgão há algum tempo.
A Cultura Política em Portugal, está hoje diferente daquilo que se viu nos anos seguintes a 74/75.
Esta constatação foi parte integrante da intervenção numa das últimas comemorações do 25 de Abril por Sua Exa. o Presidente da República Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
O papel preponderante da Juventude na sociedade foi o foco essencial da sua mensagem e passo a citar “A política, nos nossos dias, é inconcebível sem o contributo das novas gerações.” e disse mais no final da sua intervenção “Daqueles que nasceram e cresceram em democracia, só podemos esperar o melhor. Agora, tudo depende de vós e do vosso inconformismo. Em nome de Portugal, não se resignem!” fim de citação.

Senhor Presidente
Executivo Municipal
Senhoras e Senhores Deputados,

É por tudo isto que aqui estou hoje, e não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para lançar um desafio.

• Aproximemo-nos das populações
• Saibamos trazer de novo os Oliveirenses à participação dos desígnios da nossa comunidade.
• Promova-se um Parlamento Jovem em parceria com as escolas concelhias, onde os jovens possam debater os problemas da sua geração e quem sabe se não obterão resultados, que nenhum de nós até hoje conseguiu obter.
• Com a colaboração do IEC aproveite-se a oportunidade da promoção da cidadania e dos valores que lhe deverão estar associados
• À semelhança do que já foi feito nas reuniões de Câmara, leve-se junto das nossas Freguesias o órgão que é mais representativo deste concelho.

Com este tipo de actividades julgo que esta Assembleia Municipal poderá ir ao encontro daquelas que são as ambições dos Oliveirenses.
No ano em que se comemora o Centenário da República Portuguesa, a sociedade civil Oliveirense já deu o seu primeiro passo, falo do Fórum 2010 em Bustos, onde se evocará o 5 de Outubro de 1910, constituindo um tributo aos republicanos de Bustos e do Concelho de Oliveira do Bairro.

Estará esta casa disponível para se associar a este género de iniciativas?

Saiba Vª Exa. Sr. Presidente, que poderá contar comigo.

Disse,

2 comentários:

  1. Caro anónimo,
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Respeito a sua opinião e como tal aqui está ela publicada.
    Continue com essa perspectiva das coisas.
    O seu exemplo servirá para mim como caminho definitivamente a não seguir.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar