segunda-feira, 26 de outubro de 2009

QUALIDADE DE VIDA EM OLIVEIRA DO BAIRRO


Tive a oportunidade de na semana passada passar os olhos num artigo publicado no Diário de Aveiro onde é mencionado o posicionamento de Oliveira do Bairro num Ranking de qualidade de Vida. Este estudo foi apresentado pela UBI, tendo sido a sua base de trabalho 278 Municipios do Continente Português.
Oliveira do Bairro tem um honroso 59º lugar, o que advinha que a qualidade de vida por estas bandas tem vindo a crescer. Note-se que o estudo foi feito entre 2007 (data da última edição) e 2009.
Gostaria de ver a vossa opinião sobre esta matéria e se realmente partilham do sentimento de qualidade de vida que é espelhado neste trabalho.



"Aveiro e São João da Madeira são os únicos concelhos do distrito cujo nível de vida dos seus habitantes está entre os dez melhores do país

Um estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI) coloca o concelho de São João da Madeira no quarto lugar, cotando-se assim como o melhor classificado do nosso distrito.
Aveiro surge quatro lugares abaixo, tendo em conta os mesmos parâmetros que aferem a qualidade de vida das populações. O concelho aveirense seguinte surge apenas no 35.o posto e é Espinho. Vinte lugares abaixo (55.o) aparece Ílhavo, logo seguido de Mealhada (56.o) e Oliveira do Bairro em 59.o.
É preciso descer mais 19 lugares para encontrar outro concelho aveirense, no caso, Águeda, no número 78, e mais abaixo está Ovar em 84.o lugar. Três lugares depois surge Estarreja (87.o).
Vale de Cambra é o concelho 109 no índice, e Anadia o 113. Em 131.o, ficou Albergaria-a-Velha, Murtosa em 145.o e Oliveira de Azeméis não foi além do 164.o.
Vagos e Santa Maria da Feira estão nos 181.o e 184.o, respectivamente.
Abaixo dos 200, encontram-se Sever do Vouga, Castelo de Paiva e Arouca, respectivamente em 221.o, 268.o e 269.o lugares.
Registe-se que Aveiro, mesmo dentro dos dez municípios onde se vive melhor, conseguiu ganhar duas posições, já que no último estudo de 2007, era o 10.o colocado. A subir bem também esteve a Mealhada (20 lugares).
Os grandes “trambolhões” da lista foram protagonizados por Castelo de Paiva (81 lugares para baixo) e Santa Maria da Feira (queda de 117 lugares), a que não devem ser estranhas as assimetrias ainda existentes entre as dezenas de freguesias que compõem o concelho. Assim como o inverso é verdadeiro, ou seja, concelhos pequenos como São João da Madeira estão normalmente bem cotados neste tipo de estudos.
José R. Pires Manso e Nuno Miguel Simões, responsáveis pelo estudo da UBI, explicam que o trabalho pretendeu levar a cabo um estudo que “permite aferir o nível de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar de cada um dos 278 concelhos do continente português”.
Com este trabalho é possível identificar quais foram os concelhos do país que mais avançaram ou que mais posições subiram no ranking entre 2007 e 2009 e, por outro lado, identificar quais foram os municípios do país que mais recuaram ou que mais se atrasaram no ranking entre os mesmos anos e tentar inventariar possíveis causas ou factores justificativos dos valores então e agora encontrados.
A lista das variáveis consideradas no actual estudo teve em consideração as condições materiais, nomeadamente os dados disponíveis sobre Equipamentos de Comunicação, Equipamentos Educativos, Infra-Estruturas Básicas, Condições Sociais, Educação, População, Saúde, Segurança, Ambiente e Condições Económicas."

in: http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=7176 a 20/10/2009

1 comentário:

  1. Poderá consultar o estudo com mais detalhe em http://www.dge.ubi.pt/pmanso/Estudo%20sobre%20qualidade%20de%20vida%20dos%20concelhos%20portugueses%202009.pdf

    ResponderEliminar