terça-feira, 13 de abril de 2010

Fecho do ano 2009

Com o fim desta última Assembleia Municipal que se estendeu até ontem dia 12/04/2010, está encerrado o ano de 2009.
Com ele um ciclo de 4 anos de Mudança em Oliveira do Bairro liderado por um executivo do PSD e à sua frente Mário João Oliveira.
Deixo-vos aqui, a minha intervenção relativamente ao ponto de Apreciação e Votação do Relatório de Gestão de 2009 e dos Documentos de Prestação de Contas 2009



Na leitura de um relatório de contas, as análises podem ser feitas das mais variadas formas.
Uns poderão ver na óptica das receitas, outros pela despesa, outros ainda na óptica dos activos e passivos, esta diversidade estende-se até aos rácios económico/financeiros e muitos olharão sobretudo para os valores imateriais subjacentes a estes documentos.
No meu entender para se fazer uma análise de um relatório de contas de uma Autarquia, temos de ter em conta as principais atribuições, nomeadamente, proporcionar mais e melhores serviços públicos, a melhoria da qualidade de vida das populações e o desenvolvimento socioeconómico do Município.
Essa avaliação da actuação da equipa liderada pelo Sr. Mário João Oliveira só poderá considerar-se muito positiva, uma vez que ainda há poucos meses atrás os Munícipes manifestaram um esmagador apoio ao projecto político do PSD. Estes documentos encerram um ciclo político de Mudança desejada pelos Oliveirenses.

Tínhamos e temos como bandeira “Apostar no futuro é apostar na Educação”.
-Reabilitamos todas as escolas básicas e do ensino pré-escolar.
-Estão reunidas todas as condições para em breve vermos no terreno, os 8 novos pólos escolares em funcionamento.
-Construímos e colocámos em funcionamento o IEC na Mamarrosa,
-Ampliamos a Escola de Artes da Bairrada e triplicamos o seu número de alunos;
-Construímos vários Parques Infantis no Município
-Construímos e colocamos em funcionamento o Espaço Inovação, obra que ascendeu na sua totalidade a 5 milhões de €uros;
-Criámos eventos como a Feira do Cavalo, Carnaval da Pequenada, Festa da Criança e o VIVA as Associações que pela grande adesão que tem tido foram apostas ganhas;
- Criámos o TOB;
-Demos nova vitalidade à Fiacoba;
-Apoiámos de forma inequívoca a programação cultural no nosso município patrocinando de dois em dois meses uma peça de teatro com actores de dimensão nacional;
Enfim soubemos corresponder às expectativas dos Oliveirenses.

Senhor Presidente

Permita-me que recorde algumas apreciações do passado.
Quem não se lembra da afirmação da oposição em 2009 quando classificou a gestão que originou o documento anterior a este, e passo a citar “A política dos 3 F’s (festas, foguetes e fotografias).”
Pois é meus Srs tenho de concordar convosco.
Na freguesia da Palhaça quando surgir em breve o novo espaço para a realização da feira, os Palhacense vão estar em Festa, lançarão certamente muitos foguetes e ficarão à vossa espera para tirar nesse dia umas fotografias.
Tudo isto vai ser uma realidade muito em breve, e estou convicto que as pessoas da minha freguesia saberão acolher todos sem excepção, mesmo aqueles que não acreditaram neste projecto.


Se bem me recordo em 2007 pela voz da Bancada do CDS/PP A Câmara municipal de Oliveira do Bairro apresentava sintomas de doença.
Em 2008 pela mão da mesma bancada dizia-se e passo a citar “há muito tempo que a Câmara Municipal não investia tão pouco no Concelho”
E o que dizem agora ao montante total executado em 2009 cerca de 20 milhões de euros, a maior execução orçamental de sempre.

Sr Presidente da Câmara não posso perder esta oportunidade para lhe fazer esta pergunta.
Quando é que vai ultrapassar este valor histórico de execução? Será já este ano ou no próximo?

Execução Financeira podia ser melhor??? Podia
O impasse no projecto da Alameda, projecto este estruturante para a nossa cidade e concelho, criado por todos aqueles que sobejamente conhecemos, tem um peso negativo Enorme, atrevo-me até a dizer mais tem um peso BRUTAL, na execução financeira de 2009.
De acordo com as informações recentes o desfecho deste processo judicial estará para breve.
Mas?!?!?!?!?!….. Há sempre um Mas………
É necessário que quem criou este problema e que agora sai derrotado saiba tirar as devidas ilações políticas e tenha a hombridade de se penitenciar perante o município.

Sr. Presidente
Sras e Srs Deputados,


Para alguns só existem prestações de contas criticáveis, orçamentos mal conseguidos e dívidas a partir de dois mil e seis.

Para mim existe:
Mais qualidade de vida,
Mais e melhores serviços
Mais desenvolvimento socioeconómico.

Quase me apetece dizer:

“Oliveira do Bairro podia viver sem o Executivo do PSD, Liderado por Mário João Oliveira?
Poder podia, mas não era a mesma coisa”


Disse,

Sem comentários:

Enviar um comentário