quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Em Portugal até somos inovadores, mas falta o resto..............



Portugal cai duas posições na lista dos países mais competitivos
Portugal está na posição 46 do ranking de competitividade do Fórum Económico Mundial. Desceu dois lugares desde o relatório do ano passado.

O estudo analisa quase 140 países e classifica-os de acordo com factores como a saúde, o ensino, a inovação ou a eficácia do mercado de trabalho e neste último, como nos explica o jornalista Hugo Neutel, Portugal está muito mal classificado. João Duque não fica surpreendido com este resultadoJoão Duque lembra ainda que Portugal tem vindo a descer nos últimos anos

O estudo analisa quase 140 países e classifica-os de acordo com factores como a saúde, o ensino, a inovação ou a eficácia do mercado de trabalho e neste último, como nos explica o jornalista Hugo Neutel, Portugal está muito mal classificado.

A eficiência do mercado de trabalho, um dos 12 factores avaliados pelos especialistas do Fórum Económico Mundial, é o principal calcanhar de Aquiles da economia portuguesa, como explica Esmeralda Dourado, presidente do Fórum de Administradores de Empresas, parceiro em Portugal do Fórum Económico Mundial.


Esmeralda Dourado entende que este resultado fica a dever-se às leis laborais e acredita que para melhorar a eficácia no mercado de trabalho, Portugal tem de avançar para uma reforma da legislação.

Mas nem tudo é mau, no aspecto da inovação e sofisticação de negócios Portugal dá cartas.

A vizinha Espanha caiu 9 posições e está na posição 42, quatro lugares acima de Portugal. No topo deste ranking de competitividade está a Suíça, seguida da Suécia, Singapura, Estados Unidos e Alemanha. A China tem subido de ano para ano, já está no top 30.

Do ano passado para este Portugal caiu duas posições na lista dos países mais competitivos, está no lugar 46, mas no capítulo da eficiência do mercado de trabalho ocupa a posição 117, entre os quase 140 países analisados pelo Fórum Económico Mundial
in: tsf.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário