quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Intervenção na Assembleia Municipal de 29/09/2010

Tive a oportunidade de deixar o meu contributo na Assembleia Municipal de Setembro, relatando aquela que é a minha visão para o desenvolvimento da Freguesia da Palhaça, nomeadamente com a conclusão do seu Pólo Escolar e um conjunto de implicações que esta situação acarreta.

Há pelo menos 12 anos na freguesia da Palhaça surgiu um sonho. Este sonho foi crescendo e tornou-se uma realidade.

Falo-vos da Escola da Palhaça que à época estava carente e completamente desadequada das necessidades imperiosas da Edução, neste caso em concreto o Pré-Escolar e 1º ciclo.
Até 2005, ano após ano, orçamento após orçamento a ideia foi afastada das prioridades concelhias, quiçá em jeito de castigo pós eleitoral.
Em boa hora o anterior executivo, entenda-se quadriénio 2005-2009, teve a visão de projectar e construir novos pólos escolares para todas as freguesias.
A Vila da Palhaça viu justiça ao ser contemplada com um desses projectos e o executivo social-democrata soube responder não só a esta exigência local mas também à escala municipal.
No passado dia 13, a escola abriu as suas portas. Quando muitos esperavam uma derrapagem na empreitada, uma vez mais, à hora marcada, lá se abriam as portas.
Foi um dia de festa para a freguesia e na qual tive a oportunidade de participar como Pai de um aluno.
É realmente uma obra notável que nos deve encher a todos de orgulho. Os meus parabéns sinceros à Câmara Municipal pelo facto de ter tido a coragem de efectuar uma aposta forte na educação, mas sobretudo os meus parabéns pela visão inteligente que identifica como vértice do desenvolvimento concelhio, a prioritização de uma área que é absolutamente fundamental na preparação dos nossos jovens para o futuro.
Isto é, que aposta nos nossos futuros munícipes e na sua formação com qualidade.
É preciso reconhecer o mérito a quem o tem, tanto mais que, com estas medidas, Oliveira do Bairro pode tornar-se num dos melhores territórios educativos do País.

Estou certo que o número de escolas a edificar, hoje não estará em causa por nenhum dos Srs Deputados e por nenhuma das bancadas. Porque se assim não for, saibam Vª Exas. que estarão a retirar momentos de felicidade a cada uma das crianças que não teve ou não terá a oportunidade que as da Palhaça estão hoje a ter e caberá a cada um de vós explicar as razões de tal situação

Sr. Presidente Mário João Oliveira

A freguesia da Palhaça esteve desde a 1ª hora associada a este Projecto Pólo Escolar, cedendo como se impunha os seus terrenos da actual feira para a sua construção.

O Projecto Pólo Escolar da Palhaça ainda não está terminado e por dois motivos.

O primeiro é que se torna imperioso a mudança da localização da feira, a construção da 1ª fase encontra-se a bom ritmo e acredito que muito em breve se dará inicio à segunda e consequente mudança.

Pelo que sei o novo espaço da feira da Palhaça será um lugar de excelência comercial e que perdurará por décadas aquela que é a feira mais popular e antiga desta região, um novo espaço dotado de todas as condições técnicas, de qualidade e ambientais, próprias de uma feira do século XXI.
Desta forma poderá ser promovido um mercado semanal de produtos hortícolas dedicado aos produtores residentes na Palhaça contribuindo deste modo para o desenvolvimento dos nossos agricultores.
Com uma feira organizada, com bons acessos e estacionamentos, todos teremos a ganhar. Haverá certamente maiores transacções comerciais, incentivando a economia local.

O segundo motivo, prende-se com a re-utilização das antigas escolas, nomeadamente a Nº1 da Palhaça.
Há cerca de um ano os Palhacenses escolheram inequivocamente um projecto para a sua freguesia, projecto esse liderado pelo Partido Social Democrata. Desse projecto fazia parte a CASA DA FREGUESIA – CENTRO CIVICO
Trata-se de uma readaptação desse espaço tornando-o num espaço que assumirá várias valências, designadamente as de pólo de leitura, Zona Wireless, salão nobre da Freguesia, salão de exposições, entre outras.


Sr. Presidente

Só após o terminus destas duas obras, poderemos considerar que a Vila da Palhaça se dotou de infra-estruturas que lhe permitirão um desenvolvimento Sustentável.

A Palhaça teve um Sonho.
Cabe a si ajudar-nos a concretizá-lo.
Confiamos no seu empenho e determinação.

Disse,

Sem comentários:

Enviar um comentário